Flowers

Oficinas de arte-reciclagem para as escolas

Projeto leva arte e educação ambiental para as escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI) do Recife


O projeto "AteliEco Jacaré nas Escolas do Recife" é uma iniciativa de formação em Artes Visuais, aprovada no âmbito do SIC Municipal 2021/2022, através do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC, da Prefeitura do Recife. Esta iniciativa está sendo implementada nas Escolas Municipais em Tempo Integral da capital pernambucana, com foco nos estudantes do 6º ao 9º ano. As oficinas proporcionam uma experiência única, ao unir a criação artística com o uso de materiais recicláveis, fortalecendo a educação ambiental e incentivando a mentalidade "Maker" (faça você mesmo).


O renomado artista recifense Jacaré, com mais de 40 anos de experiência na transformação de resíduos em arte, lidera pessoalmente as oficinas. Os estudantes têm a oportunidade de explorar a arte da ressignificação, utilizando uma variedade de materiais recicláveis em termos de tipos, cores e texturas para criar esculturas tridimensionais com sucata. O processo criativo é aberto, e os estudantes recebem orientação não só do próprio Jacaré, mas também da sua equipe dedicada, composta pela artista visual e fotógrafa francesa Dominique Berthé e pela produtora e designer pernambucana Bianca Pimentel, a mentora do projeto.


Além de estimular a criatividade e a expressão artística, as oficinas promovem reflexões sobre consumo consciente e descarte responsável. Os estudantes têm também a oportunidade de assistir ao curta-metragem "Sai da Lama, Jacaré," uma produção em stop motion realizada no ateliê do artista, que já teve destaque em festivais de cinema ambiental em diversos países e foi agraciado com dois dos principais prêmios da categoria na América Latina. Outro vídeo apresentado nas oficinas destaca obras de arte de Jacaré, acompanhadas pela trilha sonora de Chico Science e Nação Zumbi, proporcionando uma introdução ao movimento Manguebeat e ao legado de Jacaré nesse contexto.


O propósito do projeto é levar uma parte da essência do ateliê de Jacaré para dentro da sala de aula, ensinando a arte da ressignificação desenvolvida pelo artista. Os estudantes são desafiados a criar esculturas conhecidas como "Caqueirinhas," pequenos vasinhos para plantas que possuem rostos tridimensionais e são feitos a partir de resíduos recicláveis. Essa atividade combina diversão e produtividade, e tem se mostrado extremamente enriquecedora para os estudantes, que demonstram entusiasmo ao concluir suas próprias obras de arte.


Assita a reportagem da Globo sobre o AteliEco Jacaré

Quer levar o AteliEco Jacaré para sua escola?

Manda um e-mail para ateliecojacare@gmail.com

Tags

#Arte Sustentável #Ecologia Criativa #Reciclagem Artística #Natureza Inspiradora #Consciência Ambiental #Expressão Ecológica

O espalhador de sementes

Bem-vindes a todas e todos que navegam neste fascinante e inspirador universo de possibilidades promovidos por Jacaré...

Cine Jacaré

Sessões gratuitas de cinema ao ar livre no bairro de Campo Grande...